sexta-feira, 4 de março de 2016

Grécia antiga

Podemos dividir a Grécia antiga em 4 períodos, o primeiro deles é o Pré-Homérico.

Pré-Homérico(XX - XII AC):

Vários povos vivam nessa época, mas principalmente os Aques (Que são retratados no filme de tróia), cretenses, jônios, eólios e dórios que são responsáveis pelo inicio do próximo período.
Não necessariamente eles viviam em conjunto, mas o mais importante desses período, é saber que esses povos estavam lá.

Homérico (XII - VIIIAC):

Maior parte do conhecimento histórico desse período vem de dois poemas, a Ilíada e a Odisseia.

Ilíada = Narra a guerra de Troia.
Odisseia = A viagem de volta de ulisses após a vitória da guerra de Troia.



Outros pontos importantes:

-Produção de subsistência.
-Arte e a escrita perderam forças.
-Artesanato decaiu.
-Formação do genos (É uma comunidade constituinte pela família, cada genos possuí seu líder, suas leis, sua religião e por aí vaí.) ONEE PUUUUNCH!

Esses genos foram se unindo, e assim nasceram as cidades-estados (Esparta, atenas e blá blá).


Arcaico (VIII - V AC.):

Começamos o período arcaico com o nascimento das pólis (Cidades-estados).

Cada pólis tinha seu governo, leis, economia e etc,

Uma parte da pólis que é necessário se falar é a "ágora", era uma espécie de praça onde ocorriam debates, alguns comércios e até onde os juízes podiam julgar criminosos. era um lugarzinho bastante importante, não esqueça ;D.

Vale ressaltar duas pólis aqui, pq cai bastante em vestibular. 

Esparta
Era de longe o pior lugar pra se viver, o solo montanhoso e seco não ajudava muito com a agricultura, então os espartanos começaram a conquistar outros locais onde havia terra fértil, tudo na base da guerra.  

-Os Esparciatas participavam das decisões políticas e administrativas, e eram eles um pequeno grupo, cujas as decisões era viradas exclusivamente política e guerras. 

-Os periecos eram responsáveis pela agricultura, comércio e artesanato, eram homens livres, mas não tinham direito de voto ou decisão. 

-Na sua base estavam os escravos (Hilotas), que eram obtidos por meio das guerras e serviam como servos dos esparciatas. 

Como cê já deve ter percebido, Esparta era uma cidade militar, então tinham uma rígida educação militar, desde os sete anos eles já recebiam essa educação, e iam pra treinamento militar (18 anos uma ova).
A mulheres também eram submetidas a treinamento com o objetivo de poder gerar um bom soldado.

Pode comparar Esparta com uma ditadura, seus líderes tinham muito medo que os escravos  ou povos dominados se revelassem, então evitavam completamente contato com estrangeiros ou viagens, o que acabou fazendo com que Esparta se fechasse ao mundo, assim os habitantes viviam em uma sociedade bastante autoritária. 


Atenas
Atenas foi totalmente o contrário de esparta, sempre esteve aberta a novidades, o comércio foi a base de sua economia.

Sua sociedade era dominada pelos Eupátridas, entretanto, por mais que tivessem poderes e terras, eles sempre eram contestados pela camada mais pobre. 

Essa camada pobre era constituída por pessoas que mal tinham terras ou recursos, sendo assim viviam com o risco de se tornarem escravos por dívidas. 
Outra camada da sociedade ateniense são os demiurgos, que são constituídos por comerciantes, artesões e outros, queria ter mais participação politica, sendo assim também questionavam e exerciam certa pressão dentro da sociedade.

Um juíz chamado Solon fez uma reforma nas leis, e então a escravidão por dívidas foi abolida e o direito de voto foi ampliado de acordo com a riqueza que cada um possuía.

Isso não foi o suficiente, visto que esse direito de voto apenas se aplicava a alguns comerciantes mais ricos, e logo em seguida a cidade foi dominada por mais de 30 anos pelo tirano Pisistrato. 

Com o fim da tirania, Clistenes, fez outra reforma (ATENAS É MUITO CHATO!!), dessa vez, os homens livres atenienses nascidos em atenas e com mais de 18 anos podiam votar. Continuavam excluídos escravos, estrangeiros e as mulheres.

A educação em Atenas era o oposto de Esparta, não era gratuita nem obrigatória, os garotos começavam a frequentar a escola com 6 anos e ao lado de um pedagogo aprendiam, aritmética, música, literatura e etc.
As mulheres serviam apenas pras funções domésticas, então aprendiam com as mães delas e pá. 

Dá pra perceber bem a diferença né? ;d
 ------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Clássico (V - IV AC): 

Um período marcado por guerras, e então, vamos pra elas

Guerras médicas ou Greco - Pérsicas:
Se você estudou um pouquinho sobre os persas, viu que eles cresceram e expandiram bastante, nessa expansão eles conquistaram algumas colônias gregas na Ásia menor, visto isso eles também tinham como objetivo dominar a toda a Grécia.
A realidade é que a grécia estava dividida em cidades-estados, e dividia dessa forma eles não conseguiriam vencer os persas, então todas as pólis se unem e liderados principalmente por Atenas e Esparta, os gregos vencem a guerra. 


Guerra do Peloponeso (431 - 360 AC):

Gregos x Gregos, essa guerra acontece principalmente porque Esparta estava descontente com a supremacia Ateniense que vivia uma época de prosperidade. 

Lembra que eu havia dito que espartava se fechava para o mundo? Então... eles estavam dispostos a continuar vivendo como sempre viveram, sem interferência de fora, entretanto, Atenas queria impor suas ideias e princípios.
Esses dois lados opostos travaram batalhas equilibradas entre 431 e 421 AC, após esse período houve um acordo de paz, que durou por 50 anos e que viria a ser quebrado por atenas.

Entre 415 e 413 AC, atenas quebra o acordo tentando dominar regiões regiões já dominadas pelos espartanos.
De 413 a 404 AC, esparta não ficou quieta e aniquilou atena, começando assim, sua hegemonia.

--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

No geral, todas as cidades-estados ficaram enfraquecidas, nem mesmo esparta resistiu. 
O império macedônico que vinha crescendo militarmente e economicamente unificou a grécia, ou seja, conquistaram todas as suas pólis, liderados por Alexandre magno. 


Dou continuidade no próximo tópico, que vai ser roma ;D

Se você viu que tem algo faltando e que pode ser acrescentado, por favor, acrescente pq pode ajudar todo mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário